NOTÍCIAS

As estações brasileiras de Alexandre Guerra

Programação Rádio Inconfidência
 
O músico paulista fala do novo trabalho - o álbum Estações Brasileiras  - no Viamundo desta quinta-feira 

Em Estações Brasileiras, novo trabalho do compositor, arranjador e produtor musical Alexandre Guerra, há um amálgama entre a música “pura” (ou seja, aquela que tem um fim em si mesma) e a funcional (a que serve a um outro meio ou arte, no caso o cinema e a televisão), entre o erudito e o popular. A linguagem musical tradicional é tratada com intimidade e utilizada (transformada) de forma pessoal.
Convivem a escrita orquestral e um certo clima de bossa nova, tal qual as obras sinfônicas do mestre Tom Jobim – na qual, aliás, a música de Alexandre se inspira e da qual é devedora. Uma grande homogeneidade perpassa todo o disco: seja nas Estações, seja nas peças feitas em períodos e com objetivos distintos, permanece o andamento lento, a atmosfera nostálgica e introspectiva – embora momentos de luminosidade apareçam no disco.
Com 12 faixas, Estações Brasileiras traz uma orquestra de câmara, formada por 29 músicos, que apesar de movimentos dedicados às quatro estações, não têm nada a ver com a obra do italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). Alexandre Guerra assina a regência e produção musical do disco.
Viamundo vai ao ar às 12h na Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima - e pela rádio online.
 
Link> http://www.inconfidencia.com.br/modules/news/article.php?storyid=1593